quinta-feira, 25 de junho de 2009

A riba "Brasil"

COPA DAS CONFEDERAÇÕES - SEMI-FINAL
África do Sul e Brasil (0x1): Que jogo truncado. O Joel Santana conseguiu fazer seus jogadores marcarem e por vezes jogar de igual para igual com o Brasil. Quase que a ZEBRA voltou, masgraças a um reserva de luxo, Daniel Alves (Barcelona-ESP), a vitória tornou-se possível em uma cobrança de falta. No time titular atual não há cobrador de faltas e por isso contra times mais técnicos a presença do Daniel Alves é fundamental. Claro que contra os Estados Unidos, o Maicon (Inter-ITA) é o mais recomendado na lateral direita pela imposição física. Sétima vitória seguida da Seleção. Dunga está cada vez mais traquilo para trabalhar. Por certos momentos de ataque da África do Sul, quase que o Brasil disputa o jogo com a Espanha. O jogo que todos queriam ver, mesmo se fosse na disputa do terceiro lugar. Agora é o Brasil contra os Estados Unidos, assim será definido o campeão da Copa das Confederações. Já o Joel, fez o que pode e a África enfrentar a Espanha, mesmo com derrota, já pode mantê-lo no cargo até a Copa 2010.

LIBERTADORES - SEMI-FINAL
Estudiantes e Nacional (1x0): Num jogo muito sem graça, o Estudiantes, em casa, fez um gol na cobrança rápida de falta do Verón que foi longa até Benítez e acabou na conclusão de Galván. Depois disso o jogo ficou truncado e a equipe dona da casa passou a recuar. Lembrando que normalmente os jogos de Libertadores são truncado e cada detalhe pode levar ao título. O Estudiantes é mais forte que o Nacional, porém se jogar recuado, pode sofrer no Uruguai.

RECOPA - FINAL
Internacional e LDU (0x1): A Liga Desportiva Universitária fex um jogo de igual para igual durante os noventa minutos e num bate e rebate no segundo tempo chegou ao gol com Bieler. Com o perdão do trocadilho, mas o Inter perdeu "a liga". Não é de hoje, que o considerado por todos como o melhor time do Brasil, não consegue impor o seu ritmo de jogo. Isto deve preocupar bastante a torcida para a decisão da Copa do Brasil na quarta-feira. Fora isso, será que é necessário falar mais uma vez da arbitragem? Ele foi péssimo e para os dois lados. Num carrinho maudoso deveria ter expulso Andrezinho, e por duas vezes os defensores da LDU pegaram com a mão na bola dentro da área, pênalti. Claro que isso não justifica a péssima atuação do Inter. Mais uma vez perguntamos aqui, o Leandrão é jogador de futebol? Assim, eu vou ter que sair no dia 24 de dezembro, com sete renas e entregar um zilhão de presentes. O Tite não percebe que existem jogadores infinitamente melhores no banco, como Talles Cunha e até mesmo o Michel Alvez (goleiro - hehehehehehe). O jogo da volta em Quito, na altitude é complicado. A LDU está com uma mão na taça.

O Óbvio e o Crime

LIBERTADORES - SEMI-FINAL
Cruzeiro e Grêmio (3x1): A arbitragem não é ruim só aqui no Brasil, nesse jogo da Libertadores ficou fácil perceber que a América também necessita de uma boa arbitragem. Se o árbitro não tivesse se machucado, uma fatalidade, a lambança poderia ter ficado maior? Não sabemos, pois o quarto árbitro conseguiu ser muito ruim também. Faltas mal marcadas, cartões não dados, sem o domínio do jogo e desprezado pelos jogadores, essa foi a atuação da arbitragem em uma semi-final de Libertadores. Enquanto o jogo rolou, percebemos um domínio total do Cruzeiro, o que era de se esperar, pois tem um dos melhores elencos do país. Já o Grêmio, com o seu futebol de marcação, não funcionou. E não dá nem para culpar pela ausência do Victor, pois os gols sofridos não foram desencadeados pela má atuação do goleiro Marcelo Grohe. As chances que o Grêmio teve, desperdiçou, assim como tem sido em toda a Libertadores, só que desta vez fez falta. Agora o próximo jogo é quarta-feira que vem lá no Olímpico e a torcida vai ter que mostrar o porquê de imortal. Voltam Ramires e Victor. Quem ganha mais com esses retornos? Um fato desagradável aconteceu durante a partida e acabou na delegacia. Supostamente o Maxi Lopez (Grêmio) teria chamado o Elicarlos (Cruzeiro) de macaco. Algo desrespeitável e injurioso em qualquer lugar. Além disso, a torcida e a diretoria apoiaram o Argentino. Será que quando o Elicarlos tocar na bola no Olímpico a torcida fará guinchadas de macaco? Acho bem provável e por isso aconselho à diretoria ficar atenta e avisar para não o fazê-lo. Se isso ocorrer o Grêmio será notícia no mundo e com maus olhos e além disso poderá ter seu estádio suspenso, assim como aconteceu na Espanha no episódio com o Eto´o (Barcelona-ESP).

COPA DAS CONFEDERAÇÕES - SEMI-FINAL
Espanha e Estados Unidos (0x2): Um jogo que era pra ter sido lembrado mais uma vez por Fabregas(Arsenal-ING), Fernando Torres (Liverpool-ING) e David Villa (VAlencia-ESP), contudo foi um jogo lembrado por Donovan, Davis e Altidore. No primeiro ataque Norte-Americano uma bicicleta de Davis, nem mesmo os Estunidenses acreditavam que eram capazes de ganhar da Fúria. Com uma PAREDE de craque, Altidore domina e chuta com muita força, quase indefensável para Casillas, e foi o primeiro gol que a Espanha sofreu na Copa das Confederações. Parece que não é só o Iraque que funciona como um exército, os EUA, fecharam os espaços com a marcação lá em cima, aprendizado com o rival político. Com essa marcação sob pressão, a defesa espanhola estava apenas dando chutão, não parecendo a mesma Espanha de outrora. Em um novo lance de pressão, Sérgio Ramos (Real Madrid-ESP) domina a bola na área, sem perceber que o inimigo encontrava-se a trinta centímetros da bola. O suficiente para chutar e marcar. A ZEBRA da Copa das Confederações. Aos espanhóis lhes restam a classificação para 2010 e para os EUA o otimismo de estar quase desclassificado na primeira fase a ser finalista. Na pior das hipóteses, um segundo lugar, onde tem Brasil, Espanha e Itália.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Ligados os sinais do Brasileiro

VERDE (Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro e Grêmio)

Líder do Brasileirão, o Atlético-MG está em ótima fase. Com o não tão querido anteriormente pela torcida, Celso Roth comanda a única equipe invicta da série A. Já o Corinthians, fazendo um bom começo de Brasileirão (5º) ainda teve uma boa atuação na Copa do Brasil, deixando tudo mais fácil para o jogo de volta. Cruzeiro (15º) e Grêmio (9º) conseguiram chegar a semi-final da Libertadores de forma diferente, o Cruzeiro com duas vitórias e o Grêmio com dois empates. As duas melhores campanhas da Libertadores se enfrentam amanhã. Até o resultado de derrota por 2x1 é bom para o Grêmio decidir no Olímpico. A equipe que não for à final da Libertadores vai ter que se recuperar no Brasileiro e provavelmente ligará o Amarelo.

AMARELO (Inter, Palmeiras, Flamengo e Fluminense)

Inter, mesmo vice-líder do Brasileirão, já segue um bimestre frustante. Cinco jogos sem vencer, sendo que um deles perdendo o primeiro jogo da final na Copa do Brasil e o outro uma goleada para o Flamengo (4x0). Nesta quinta decide a Recopa, título que já ganhou em 2007, desta vez contra a LDU, disputa por ter sido campeão da Sul-Americana ano passado. Um jogo sem muita importância se ganhar, mas se não ganhar, entra em crise. O Palmeiras, recém eliminado na Libertadores, faz uma boa campanha no Brasileirão (4º), está em ascenção e dedicado apenas a ele. O Flamengo (6º) está naquela linha tênue, entre entrar para o verde e para o vermelho. Tudo dependerá do jogo contra o Fluminense (11º) na próxima rodada. Fluminense que está bem próximo do vermelho, também depende do FLAFLU. Contratações de luxo, eliminação precoce no Carioca e na Copa do Brasil, o Parreira já está ameaçado e a Unimed com muita revolta com o desempenho da equipe.

VERMELHO (São Paulo, Botafogo, Sport e Atlético-PR)

São Paulo (16º) faz a pior estreia em brasileirões na era dos pontos corridos. Demitindo Muricy, o qual muitos torcedores já pedem a volta. Contratando Ricardo Gomes, técnico com passagens fracas na França (Bordeaux, Paris Saint-Germain e Monaco). Crise e desentendimento, abafados pela diretoria, entre os jogadores que querem ser titulares, principamente Dagoberto, Borges e Washington. O Washington na minha opinião deveria ser o reserva ou ser vendido, já que seu salário só é menor que o do Rogério Ceni. Botafogo (18º), apenas com o título representativo do primeiro turno do Carioca, terceira derrota consecutiva para o Flamengo na final do Carioca. Derrotado precocemente na Copa do Brasil e vendendo o seu principal jogador, e talez único de qualidade, Maicosuel (Maxwell). Sport (19º) e Atlético-PR (20º), o primeiro cotado como o terror dentro da Ilha do Retiro, foi eliminado pelo Palmeiras na Libertadores. O segundo, goleando (3x0) durante boa parte da partida válida pela Copa do Brasil contra o Corinthians, acabou deixando o atual finalista fazer 2 gols. Ambos têm em comum o fato de terem sido campeões estaduais, já acumula 4 derrotas em 7 rodadas e apenas 5 pontos.

domingo, 21 de junho de 2009

43 gols em 10 jogos - 4,3 gols por partida

BRASILEIRÃO, 7ª Rodada

Desde que os entramos na era dos pontos corridos, é a primeira vez que temos esse número tão grande de gols. Seja pelas defesas ruins ou pelos times reservas, uma coisa é certo, a arbitragem só atrapalhou, porque poderia ter sido mais. Santos, garfado, o juiz disse que foi falta do Kléber Pereira. Continuamos com essa arbitragem ruim e o pessoal que comanda a arbitragem dá geladeira, mas isso não está dando certo. Será que algum dia vão profissionálizá-los ou vai continuar essa bagunça?

Flamengo e Inter (4x0): E o Inter hein!? Melhor elenco do Brasil? Tá enfraquecendo. Que conversa que o Tite teve com o Cuca? Será que combinaram pro Inter perder para que o Cuca não perdesse o cargo para o Muricy? Acho que não exatamente. O Flamengo dominou toda a partida e o Imperador voltou. Fez três gols. E o Inter parece gostar de tomar gol de gordinhos. Acho que pro jogo de meio de semana a LDU tem que contratar o Jô Soares. Vingança completa pro Flamengo. E o Atacante do Inter, Leandrão, por favor, se ele sabe jogar bola, eu sou o Papai Noel.

Barueri e Cruzeiro (4x2): A surpresa da rodada. Parece que a goleada do Flamengo sobre o Inter foi o fato mais surpreendente. Mas o Cruzeiro estar entre os 4 melhores da América, sofrer 4 gols em casa do Barueri, um tilme sem tradição, com certeza é o fato da rodada. Bom para o Barueri foi um excelente resultado. Para o Cruzeiro, não tão ruim, pois está focado na Libertadores dessa quata-feira, embora tenha caído 9 meses de invencibilidade no Mineirão. Os técnicos adoram dizer, nosso foco é sempre o próximo jogo. É tudo balela, historinha que contam para o torcedor comprar ingresso e dar apoio mesmo em jogo sem importância. Bom, será que lá na frente esse jogo não terá importância? É bom o Cruzeiro ganhar a Libertadores.

Corinthians e São Paulo (3x1): No embalo de "O freguês voltou" e olés, o Corinthians segue em alta com a torcida. No momento o time mais regular do Brasil. Campeão Paulista, finalista da Copa do Brasil e em vantagem, e está no G-4. O Chicão que parece cada vez mais fazer gol de falta. Já o São Paulo, caiu na Libertadores, demitiu Muricy, e a torcida começa a desconfiar. O lance polêmico ficou pelo técnico Mano Menezes e o interino Milton Cruz. Mais uma vez fora dos bastidores Mano acha que é superior as outras pessoas. É um ótimo técnico, mas não pode esnobar o trabalho de um profissional chamando-o de interino de forma pejorativa. Será que o Mano nasceu sabendo?

Santos e Atlético-MG (2x3): Mesmo que não fosse a garfada no Santos, o Atlético-MG estaria em primeiro, só que com dois pontos a menos. O líder, depois da derrota do Inter, é o único time invicto. Será que é mais uma arrancada fulminante do Celso Roth? Vamos ver se o Galo segura até a 38ª rodada. Pobre do Santos, que tem um bom técnico, jovem e um time com um perfil muito parecido, mas talvez não tenha elenco pra chegar na Libertadores 2010.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES, FASE DE GRUPOS

Brasil e Itália (3x0): O Dunga não quis que o Brasil jogasse mais no segundo tempo, preservando para o jogo da semi-final. Já Itália, como já disse, precisa de renovação. O uniforme voltou a ser o tradicional, mas o futebol nem tanto, pecando principalmente na defesa. A formação do Brasil está certa, mas bem que o Dunga poderia colocar o Nilmar (Inter-BRA) ou o Pato (Milan-ITA) aos 20min do segundo tempo. Será que o Dunga ficou com pena dos italianos? De quebra poderia poupar o Luís Fabiano (Sevilla-ESP). Brasil 100%. Itália tendo renovar e focar na classificação para a Copa do Mundo 2010.

Estados Unidos e Egito (3x0): Como eu havia postado anteriormente, havia uma chance remota dos EUA se classificarem, pois é, e aconteceu. Os dois jogos em andamento protagonizaram uma virada no segundo lugar. No começo a Itália estava com a segunda vaga. Depois o Brasil fez gols e os EUA estava ganhando de 2x0, o suficiente para o Egito, mas parece que dessa vez El Haladay (Goleiro-EGI) não estava tão inspirado. Com isso, a vaga após o terceiro gol estava quase garantida, bastava que nem a Itália e nem o Egito fizessem gol. Pronto, a Espanha vai ficar mais tranquila.

Próxima fase: Espanha e Estados Unidos, Brasil e África do Sul.

A Final acho que vai ser Espanha e Brasil, pelo menos é o que todos esperam. Será que o Joel vai aprender a falar um inglês menos horroroso? Acho que tem mais chance dele ganhar a Copa das Confedereções. Olha o videozinho legal que o pessoal do Bola nas Costas do SporTV bolou.



PS: Não aguento mais aquelas vuvuzelas (cornetas que parecem um enxame de abelha). Tomara que não tenha ou tenha menos na Copa do Mundo 2010. É muito chato e ultrapassado. Não significa nada, embora existam algumas reportagens exaltando o barulho chatíssimo.

sábado, 20 de junho de 2009

Arbitragem irregular, de novo

Mais uma vez a arbitragem é tema de debate no Brasil. Garfaram um golaço do Obina no jogo Palmeiras e Atlético-PR. Mas fazer o quê? Parece que estamos acostumados com uma arbitragem incopetente. Acho que devem-se profissionalizar os árbitros, pois enquanto estiver assim, vai continuar essa bagunça. Bom, tá certo que o Luxemburgo reclama de tudo, mas desta vez tinha razão. Pobre do Obina que já havia marcado um gol e queria cair nos braços da torcida palmeirense. Será que a arbitragem no passado também era tão irregular assim? É que agora temos diversas câmeras e recursos eletrônicos variados para dificultar a avaliação dos árbitros. Vai dizer que o Arnaldo C. Coelho nunca errou? Algumas coisas no futebol são muito soltas e interpretativas. Se um jogador faz 5 faltas seguidas no basquete está expulso. Se no futebol fosse assim o Edinho (Lecce-ITA), o Dinho (Ex-Grêmio), o Galeano(Ex-Palmeiras), o Émerson (Ex-Seleção) e o Gattuso (Milan-ITA) seriam tirulares em suas equipes? Bom, pelo menos o futebol ficaria mais bonito. Claro que outros que nunca fazem falta teriam que começar a fazê-las.

Demissão: Lembro que há um ano, quando sondado pelo Inter, Muricy declarou todo o sua responsabilidade no cumprimento de contratos. Pois é, o São Paulo não parece compartilhar dessa mesma responsabilidade, jogando a culpa no pobre Muricy Ramalho. Achava que o São Paulo estava correto em toda a sua filosofia e planejamento, mas parece que ainda não estamos prontos para ter um Alex Ferguson (Técnico do Manchester Utd.-ING há mais de duas décadas) no nosso país? Agora o Ricardo Gomes (Tetra Campeão Mundial - 1994) vai assumir o São Paulo, quanto tempo ele vai ficar no cargo? Façam suas apostas.

BRASILEIRÃO

24 gols em 6 jogos. Média de 4 gols por partida. Palmeiras, Grêmio, Vitória e Avaí ligados durante o jogo todo e com gol no finalzinho.

Atlético-PR e Palmeiras (2x2): O jogo mais vibrante do sábado. Esquecendo as lambanças da arbitragem. O Palmeiras jogou muito bem, não pareceu abalado pela eliminação na Libertadores. O Marcos vai acabar fazendo um gol, participou da Blitz que o Palmeiras fez no final do jogo. Foram pro Ou Tudo, Ou Nada e Keirrison, mais uma vez, marcou. Tem que dar tempo pro garoto, ele é bom. Parece que não é só no Mata-Mata que essa estratégia louca funciona, afinal, 1 ponto o Palmeiras conseguiu. No Atlético-PR, reflexo de times que esquecem que o jogo tem mais de 90 minutos. Destaque para Vinícius, chutão demorado à la Clêmer, deixando o Obina livre pra marcar.

Avaí e Fluminense (3x2): O time do Guga conseguiu uma vitória. A princípio parecia um time que ia brigar pra não cair. Com o futebol apresentado contra o Fluminense pode até conseguir uma vaga na Sul-Americana. Já o Fluminense, tem um dos melhores times do país, com Fred e Thiago Neves, ambos tranquilamente podem jogar na Seleção, mas se continuarem assim, têm que torcer para seus empresários fazerem um lindo videotape. Será que a possível chegada do Roberto Carlos pode ajeitar o time?

Vitória e Botafogo (4x3): Sete gols. Foi um tal de gol pra cá e gol pra lá que nem dava pra enteder mais, pelo menos nos primeiros 24 minutos (5 gols). Será que era um jogo de tênis?

Os outros jogos foram mornos. Grêmio e Goiás (2x2), Náutico e Coritiba (0x1), Santo André e Sport (2x1).

Série B. E o Guarani, hein!? Será que sobe? 90% de aproveitamento e líder. E o Vasco, será que não conseguirá o que outros grandes coseguiram? O título da Série B.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES, FASE DE GRUPOS

África do Sul e Espanha (0x2): Mesmo com a derrota o Joel se safou dessa e garantiu o que havia prometido aos bafana-bafana. No primeiro tempo a África do Sul dominou e foi até mais qualificado que a Espanha, mas nem mesmo Pienaar (Everton-ING) conseguiria furar a Fúria. Mesmo errando Pênalti, David Villa (Valencia-ESP), se redimiu e marcou gol logo em seguida. Joel afirmou que não tem preferência para a semifinal, mas prefere pegar ou Brasil ou Itália do que Egito. "Nossa equipe precisa de experiência para a Copa do Mundo de 2010 e grandes times como esses podem dar essa experiência". Em suma, desculpa adianta para não perder para o Egito. E se perder para Itália ou para o Brasil está tranquilo, desde que não seja de 10x0. A Espanha já mostrou como pode ser vencida mais uma vez. Se tiver marcação sob pressão nos zagueiros, dificilmente conseguirão ganhar da Itália ou do Brasil. Começo a desconfiar que a Espanha não vai ser campeã.

Iraque e Nova Zelândia (0x0): Não me lembro de um jogo tão estranho. Talvez só no futsal, quando dois times tentavam desesperadamente fazer gol contra para não pegar o Inter na semi-final. Bom, jogo chatíssimo, mas que os jogadores não paravam de achar suas jogadas horríveis muito bonitas. Chegou ao ponto de no final do jogo os jogadores da Nova Zelândia aplaudirem, gritarem e pularem pelo 0x0. Que rídiculo. Sinceramente, se algum brasileiro faz isso em algum esporte que nós não temos tradição, somos vaiados e ridicularizados pela imprensa. Aposto que eles serão exautados. Ambas as equipes não marcaram sequer um gol durante a competição. Pelo menos o exército iraquiano tomou apenas 1 da Espanha e é a segunda melhor defesa da fase de grupos, só perde para a Espanha (nenhum gol sofrido).

E o Dunga, será que lembrou de 1994 e seu furioso gol de Pênalti contra a Itália com as declarações do Buffon (Juventus-ITA). Vamos ver se Buffon ganha duas em sequência do Brasil. Não basta prometer. Vamos lá Dunga.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Vingança, um prato para o final de semana

Os jogos mais importantes desse final de semana

Flamengo e Inter: O Flamengo prometendo vingar-se da queda na Copa do Brasil. Adriano encarando o colorado pela primeira vez no ano. O Colorado que está engasgado com o primeiro jogo da final na Copa do Brasl, precisando do resultado positivo para manter a confiança do time e a liderança no brasileirão. Será que se o Flamengo perder o Cuca cai?

São Paulo e Corinthians: O São Paulo está desgastado pela eliminação na Libertadores. Muricy continua mostrando que não é o mesmo em eliminatórias, 4ª queda consecutiva para um time brasileiro. O Corinthians de ressaca pela vitória na Copa do Brasil, será que vai com time completo? Dizem que Ronaldo joga. A série B mais uma vez mostra que lava a alma dos clubes. Mais uma revanche pelo campeonato paulista.

Brasil e Itália: Um simples empate deixa o Brasil em primeiro lugar do grupo B e deixa a Itália com a necessidade de torcer para os EUA ganharem do Egito. 9 títulos mundiais em campo, nenhum outro clássico no mundo chega a tantos. Recentemente o Brasil ganhou da Itália, mais uma revanche. Jogão.

Esperamos que o final de semana chegue logo.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

QUE QUARTA, UFA! E MAIS ESSA QUINTA.

Bom, não vamos nos ater em dizer que é apenas mais um blog que analisa futebol.
Vamos fazer analises das partidas, sem escolher um lado clubístico.
E nesta sexta, 19 de junho de 2009, após decisões importantes é lançado o Peh na Bola. Um verdadeiro blog de futebol.

COPA DO BRASIL, FINAL
Corinthians e Inter (2x0): No Pacaembu, o jogo foi equilibrado, mas antes mesmo do jogo começar o elenco colorado estava enfraquecido com Nilmar e Kléber na Seleção, Bolívar suspenso e D´Alessandro se recuperando de lesão. Já o Corinthians não contou com André Santos (Seleção). Em relação aos substitutos desses jogadores percebe-se que o Inter entra em desvantagem novamente só em pensar que Alecsandro entrou no lugar de Nilmar, deixando o time lento. A única grande chance do Inter foi com Taison, que embora não tenha sentido o peso da decisão perdeu um gol cara-a-cara com o Felipe. Já o Pênalti em Alecsandro, como é discutível, o árbitro pode ser desculpado. Já nas chances do Corinthians, uma o Lauro salvou em frente ao Ronaldo. Na segunda, o Corinthians foi até a linha de fundo e ninguém marcou quem vinha de trás (função dos volantes - Sandro, Guiñazu ou Magrão), deixando fácil para Jorge Henrique marcar. Outra, talvez por falta de atenção do time e sem o juiz apitar o lance, o Índio não tinha muito o que fazer e nem mesmo Lauro, Ronaldo não precisando mais provar o porquê de fênomeno, decretou o segundo gol do Corinthians e uma complicada partida de volta no Beira-Rio para o Colorado. O Corinthians, colocou uma mão na taça. Agora, só dia 1º de julho para definir o campeão.

LIBERTADORES, QUARTAS-DE-FINAL
Grêmio e Caracas (0x0): A única barbada para os brasileiros. O Caracas é um time limitado, mas que complicou um pouco a vida do Grêmio no Olímpico. Mas não seria desta vez que um clube venezuelano chegaria entre os quatro melhores da América. O jogo em si foi bem morno, com algumas subidas de qualidade do Souza (o Grêmio tem que comprá-lo) e do Maxi Lopez. O Grêmio jogou os últimos 20 minutos com o regulamento debaixo do braço sem se êxpor, aos 39 minutos quase que desanda tudo num escanteio. O Caracas também não estava muito disposto, pois se o Grêmio enfrentasse um Flamengo, por exemplo, o goleiro Bruno estaria na área em qualquer bola parada, assim como o Lauro deve fazer no dia 1º se o Inter estiver em maus lençóis ou como o Marcos fez ontem contra o Nacional, chamo essa jogada de "Ou Tudo, Ou Nada". Agora o Grêmio espera o Cruzeiro, já garantindo um time brasileiro na final.

Palmeiras e Nacional (0x0): O Luxemburgo faz um bom trabalho no Palmeiras, mas a torcida já estava pegando no pé há muito tempo e a eliminação de ontem só colocou mais lenha na fogueira, será que agora ele sai? Em relação ao jogo, retranque tradicional dos pampas. O sistema defensivo do Nacional, aliado a má sorte do Palmeiras e falta de visão em um lance de Pênalti facilitaram para que o placar ficasse zerado. Marcos, Ou Tudo, Ou Nada, deu em nada. E o Obina hein!? Será que aquele lance decisivo ainda em boa forma e recém saído do Vitória, foi pura sorte no Flamengo (final carioca). Bom, não será nesse ano que finalmente será descoberto se Obina é melhor que o Eto´o. Mas o elenco do Palmeiras está pronto e a forma de jogar também, por isso, devem manter todos para o bom andar do Brasileirão. O Nacional vai ter que mostrar seu ataque, porque ficar só na defesa, às vezes não funciona e cada vez mais o futebol é cruel nesse sentido, desta vez o Nacional não sofreu desta crueldade, mas terá que fazer muito mais contra o Estudiantes.

São Paulo e Cruzeiro (0x2): A expulsão do Eduardo Costa e do André Dias foi o reflexo de um mau momento do São Paulo, nem tinha como ir para o Ou Tudo. Discussões pela imprensa, sem espírito de equipe e sem volume de jogo, desequilibrio e desespero desleal, o São Paulo não demonstrou ser o mesmo dos últimos anos, parecendo que nunca havia disputado a Libertadores, já o Cruzeiro, está com pinta de campeão, mas tem que passar pelo forte time do Grêmio. Se o Ramires estivesse em campo, teria sido um massacre. O São Paulo não conseguiu ultrapassar o esquema do Adilson Batista, resta o brasileiro, mas não vejo que consiga dar a mesma arrancada dos últimos três anos, cadê o Hernanes? Parece que já foi vendido. O Cruzeiro, ao lado de Inter e Corinthians, é um dos melhores times do Brasileiro, por sorte dele, é o único na Libertadores. Quem disse que estadual não é parâmetro mesmo? Os três campeões estaduais. Embora, eu acho que deva ser eliminado o estadual para os grandes clubes e deixarem apenas para os pequenos poderem subir para a série D do Brasileiro.

Defensor e Estudiantes (0x1): O Estudiantes jogou o mínimo, sem se arriscar, e como havia ganho na Argentina, o único gol do Benítez foi suficiente para classificar o time do Verón. O Defensor parecia que tinha tudo pra fazer uma semi-final uruguaia, um único lance que o zagueiro do Estudiantes tirou de cima da linha, o que daria em 1x1, mas cada vez mais percebemos que os times uruguaios só sabem se defender, e ainda mais com esse nome. O Estudiantes defende a honra argentina em Libertadores, Verón mostra que em clube, jogadores experientes levam a decisões importantes. Ano passado na Sul-Americana complicou a vida do Inter que se classificou na prorrogação. A equipe do Estudiantes parece ter um futebol mais vistoso que o Defensor, mas terá que reverter em gols novamente.

Próximos jogos na semifinal: Grêmio (BRA) x Cruzeiro (BRA) e Nacional (URU) x Estudiantes (ARG). Acredito que a final será Cruzeiro e Estudiantes, mas palpite não vale nada, em campo são onze contra onze e o jogo começa 0x0.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES, FASE DE GRUPOS
Espanha e Iraque (1x0): O óbvio, mas com um placar mínimo. A Espanha mostrou seu defeito, jogar contra um exército. Os iraquianos pareciam soldados, mantendo um comando tático que muito lembra defesas bélicas. Mas não foram capazes de parar o único ataque áreo de David Villa. Muita marcação, quase um jogo de xadrez, foi isso que mostraram no jogo. Se fosse 0x0, não teria sido injusto. A Espanha está pronta para 2010. Por enquanto, a melhor seleção do mundo e com sorte de campeã, provavelmente vai ganhar a Copa das Confederações. Já estou com a minha camiseta da Espanha e você, já comprou a sua?

África do Sul e Nova Zelândia (2x0): Muito pouco para o Joel. A anfitriã poderia ter feito muito mais e jogado muito melhor contra uma seleção que nem tem um campeonato organizado em seu país. A Nova Zelândia não é nem de perto uma lembrança da Austrália, único time de expressão na Oceania. O Flamengo deve ter ficado muito triste (sondagem sobre a ida do Joel), mas os sul-africanos mostraram toda a sua animação. E é isso o que vamos esperar para a Copa de 2010, mas se quiserem se classificar para a fase de mata-mata, devem fazer muito mais. A Nova Zelândia não sabe atacar e se defender muito pouco. Recomendo para o Joel ou quem estiver lá que façam jogos amistosos contra Alemanha e Portugal (quase fora da Copa). Contra a Alemanha, vão perceber como está o ataque sul-africano e contra Portugal como está a defesa. Não recomendo jogarem contra Espanha, Brasil, Itália, França, Holanda, Argentina e Inglaterra, se não, não vão querer nem disputar a própria Copa em 2010. Vamos viver um ano de África do Sul e torço para que se saiam bem e motivem mais aquele povo.

Brasil e Estados Unidos (3x0): Acho que o Dunga encontrou a formação ideal com o time correto. Mesmo que perca domingo para a Itália e não ganhe a Copa das Confederações. Júlio César (Inter-ITA), Maicon (Inter-ITA), Lúcio (Bayern Munique-ALE), Juan (Roma-ITA), André Santos (Corinthians-BRA), Gilberto Silva (Panathianaikos-GRE), Felipe Melo (Fiorentina-ITA), Ramires (Benfica-POR), Kaká (Real Madrid-ESP), Robinho (Manchester City-ING) e Luís Fabiano (Sevilla-ESP) estão, mesmo que alguns contestados, com o volume ideal de jogo, mesmo os Norte-Americanos não sendo o mesmo dos últimos anos. Acredito que o único jogador que se salva, pelo menos no jogo é o camisa 10, Donovan. Em relação ao jogo, foi muito movimentado e com marcação forte dos brasileiros, com saídas pelos lados de Ramires, embora percamos um pouco na bola parada, o Ramires deve ser o titular no lugar do Elano. Gilberto Silva cresceu, pois mesmo lento, foi ajudado pelo ex-cruzeirense que percorreu mais de 11km durante o jogo. Kaká teve alguns lampejos, mas ainda não brilhou, deve estar guardando para a partida de domingo contra a Itália. Espero que o Dunga não mude a escalação, se não vai ser um sufoco. E dá-lhe Brasil, rumo ao Hexa.

Itália e Egito (0x1): Até que o 4x3 do Brasil não foi tão ruim se comparado à derrota italiana. Uma seleção que já está com a idade avançada de seus jogadores, um problema que a seleção brasileira sofreu em 2006 pode ser repetida pela Itália em 2010. Seleção necessita de renovação, e devem ser selecionados os melhores do país e não só as lendas vivas e atuantes, uma lição que o Dunga já aprendeu. O Egito tem uma defesa consistente e um atacante que é a diferença, talvez pelo nome, Zidan. Mas desta vez foi Hommos o carrasco italiano. O Egito está longe de ser uma grande seleção, nem sequer média, talvez a única lembrança sejam os Faraós e as Pirâmides, mas cometeu um crime contra a tetra campeã do mundo, Itália, que parou nas mãos de El Hadary. A Itália deve encontrar alguém já para substituir: Pirlo, que nos últimos tempos só consegue cobrar falta, Luca Toni, que não é nem a sombra de quando jogava pela Fiorentina, Zambrota, que virou refugo do Barcelona e Gattuso que só sabe dar porrada e gritar. Com essas quatro alterações o time italiano pode ter maior chance em 2010. O destaque do time é Rossi, canhoto que lembra muito Del Piero em seus bons tempos. Força zurra, renovação já! E que não fique só no uniforme, que por sinal é bem estranho.

Provavelmente no Grupo A passe a África do Sul, que já tem a Espanha definida, Nova Zelândia e Iraque são meros coadjuvantes. No Grupo B, se a Itália não vencer o Brasil, passa Egito e Brasil. A grande decepção até o momento são os Estados Unidos, mais que a Itália e a grande surpresa, o Egito. O Grupo B está completamente embolado, qualquer um pode se classificar e qualquer um pode ser eliminado. Se Estados Unidos se classificarem ou se Brasil for eliminado, serão grandes Zebras, mas é possível. Grupo A - Espanha e África do Sul, Grupo B - Brasil e Egito. Já pensou, dois africanos entre os quatro?